sábado, 20 de setembro de 2008

Vegans!Meu Ideal!

Ideologia

Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.

Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e discriminação. Preferem usar os termos "animais não-humanos" ou "seres sencientes", em vez de "irracionais".

Embora a filosofia vegana venha sendo praticada há milhares de anos por pequenas comunidades ou indivíduos, o termo inglês vegan foi usado pela primeira vez em 1944, pela Associação Vegetariana Inglesa. Trata-se de uma abreviatura que parte da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. O mesmo em português, na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo, ou mesmo o original em inglês, vegan.

Muitos começaram sendo apenas vegetarianos (indivíduos que não comem carne), mas o grupo se separou da Associação Vegetariana Inglesa por deixar de consumir laticínios ou quaisquer produtos de origem animal, e fundou a Vegan Society, Primeira Sociedade Vegana, cujo slogan é: "Promovendo meios para uma vida livre de produtos de origem animal, em benefício das pessoas, dos animais e do planeta".

As razões para ser vegano variam de indivíduo para indivíduo. Geralmente, como demonstra o slogan citado, baseia-se em argumentos nutricionais (ou de saúde em geral), ecológicos ou ambientalistas, éticos ou filosóficos, religiosos, de sustentabilidade, etc.

Alimentação

Carnes, gelatina, lacticínios, ovos, mel e quaisquer alimentos de origem animal, que envolvam sua morte ou exploração, não fazem parte de uma dieta vegana. Consomem-se basicamente cereais, frutas, legumes, vegetais, hortaliças, algas, cogumelos e qualquer produto, industrializado ou não, desde que não contenha nenhum ingrediente de origem animal.

Vestuário, adornos, etc

Artigos em peles, couro, , seda, camurça ou outros materiais de origem animal (como adornos de pérolas, plumas, penas, ossos, pêlos, marfim) são preteridos, pois implicam a exploração dos animais que lhes deram origem. Sendo assim, um vegano se veste de tecidos de origem vegetal (algodão, linho, etc) ou sintéticos (poliéster, etc).

Entretenimento

Circos com animais, rodeios, vaquejadas, touradas e jardins zoológicos, são também alvo de críticas pois implicam em escravidão, posse, deslocamento do animal de seu habitat natural, privação de seus costumes e comunidades, adestramento forçoso e sofrimento.

Não caçam, não promovem nenhum tipo de pesca, e boicotam qualquer "esporte" que envolva animais não-humanos. Muitos seguem o princípio político da não-violência.

Dia Mundial Vegano

O dia 1 de Novembro é marcado pelo Dia Mundial Vegano, que é comemorado desde 1994, quando a Vegan Society da Inglaterra comemorou 50 anos de criação.

Se você quer saber o por que de eu ser vegan!E para esclarecer o que é ser vegan!Que doido né?!Primeiro post serio de todos nesse blog!

3 comentários:

Unknown disse...

Puta man c é foda mesmo...

sempre essa mala...

ass:lycantropo(um eterno carnívoro)

__Dark PoeT

Unknown disse...

...pra nao perder o custume:
FADA DOS DENTES

soh uma puta negra emo e vegetariana pra colocar essa merda ae ¬¬
caraiu man deixa de ser gay e come carne de uma vez tuh come galinha na tua casa man
msm sendo carne branca nao tem onda eh CARNE!
alem de ser mentiroso em dizer q soh come vegetal e preto e puta

man msm q teus pais te forcem a comer galinha nao come porra
se tuh comer vai ir contra os teus principos de animal do pasto!
faz greve de fome
alias fome nao vai passar soh tuh comer uma grama dora de casa ou arruma algum vaso com uma flor pra tuh comer
viado!

plantas tbm sao seres-vivos PORRA!

Renan disse...

husahusahusauhsahuas...bom, sei que estou errado em comer galinha,mas isso com o tempo irei parar xD
mas esse negocio de plantes é coisa de FADA DOS DENTES,falar q tem sentimentos téfrescé?!xD